sped fiscal
UMA NOVA SISTEMÁTICA NA PROFISSÃO CONTÁBIL SPED FISCAL
INTRODUÇÃO
Atualmente o mundo esta globalizada e através da tecnologia tudo esta informatizado, o campo contábil não pode deixar de acompanhar a evolução. Hoje é possível deixar a fase do papel e passar para fase da transmissão digital, permitindo maior velocidade do envio, segurança, compartilhamento e confiabilidade dos dados, graças às diversas facilidades existentes atualmente, como certificações digitais. A modernização completa, no entanto, era impedida pela falta de padronização das informações solicitadas, uma vez que as varias declarações eram solicitadas em linguagens diversas pelo governo federal, estadual e municipal.
O SPED de forma resumida é um método novo do cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias e dos órgãos fiscalizadores, tendo como base o certificado digital para fins de assinatura dos documentos eletrônicos, garantindo assim a validade jurídica dos mesmos apenas na sua forma digital. o sistema eletrônico de dados permite uma quebra de paradigmas em todas as áreas do conhecimento humano, as inovações tecnológicas surgiram e se difundiram abrangendo todos os âmbito. o sistema publico de escrituração digital (SPED) resulta em um novo comportamento, novas políticas e procedimentos a serem adotados pelas organizações.
Formalmente o SPED foi instituído pelo decreto N°.6.022 de Janeiro de 2007 e pela instrução normativa da Receita Federal do Brasil RFB N°.787, de 19 de Novembro de 2007. Neste projeto, o governo se uniu às empresas com um objetivo comum: mudar a forma de emissão e arquivo de documentos fiscais, além de alterar a escrituração fiscal e contábil, colocando todos definitivamente na era da informática.
O SPED chegou causando grandes desafios e oportunidades as empresas e aos profissionais contábeis, sendo necessário um aperfeiçoamento permanente do profissional e sua equipe,