SOS intercâmbio
As portas para um novo desafio estão prestes a se abrirem para você.
Você
que
é
daqueles
estudantes
diferenciados,
curiosos
para
saber
como as coisas funcionam do outro lado do mundo; saber o que há de diferente, de exótico, de moderno e de impactante. Você, que encara o novo como uma oportunidade de crescer e se tornar mais maduro.
Muitas pessoas têm me perguntado se fazer intercâmbio realmente vale à pena.
Nesse momento, passa um filme na minha cabeça e então me lembro de todas as experiências que vivi. Lembro-me do quanto foi difícil me adaptar a uma nova cultura e idioma e o prazer de ver meu próprio desenvolvimento. Lembro-me das atividades que fiz na universidade, do estágio que realizei numa das maiores construtoras espanholas e, claro, das pessoas incríveis que tive o privilégio de conhecer. A partir de então, respondo com toda segurança: sim, vale muito!
Infelizmente, para muito de vocês que nunca vivenciaram a experiência de viver fora, será difícil justificar para si mesmos o “querer” fazer intercâmbio. Na maioria das vezes, esse “querer” não passa de uma ligeira motivação pessoal, que é ameaçada, principalmente, pela falta de informação a respeito de tudo, desde como se inscrever até como se virar lá fora.
Por conta disso, foi criado esse pequeno manual com passos simples e algumas dicas que ajudará você a fazer as escolhas mais acertadas e, consequentemente, poupar tempo e dinheiro.
Boa Sorte! Good Luck! Suerte! Bon Chance! Buona Fortuna!
Eduardo Souza Bastos
Estudante de Engenharia Civil na Universidade Estadual de Feira de Santana
Ex-intercambista da Universidade Técnica de Lisboa – UTL/IST – Portugal. (Programa
Institucional Bolsa Intercâmbio)
Ex-intercambista da Universidad de Jaén – Espanha. (Programa Ciência Sem Fronteiras)
“Quero realizar outras atividades fora do Brasil, absorver outras experiências e assim, aprender ainda mais junto ao que vejo do mundo.” (Marcos