ATPS DE ADMINISTRAÇÃO
O controle estratégico também tratado no nível institucional e se refere aos aspectos globais que envolvem a empresa em sua totalidade. Sua dimensão de tempo é o longo prazo o conteúdo é geralmente genérico e sintético. Existem três características básicas para identificam o controle estratégico da empresa: Nível de decisão: é decidido no nível institucional da empresa.
Dimensão de tempo: é orientado para longo prazo.
Abrangência: e genérico e abrange a empresa como um todo. É macro abrangente
Todo sistema depende de insumos ou entradas para serem processados pelos diversos subsistemas e transformados em saídas ou resultados que retornam ao meio ambiente. A eficiência do sistema consiste em manter uma relação viável de entradas há uma perda de eficiência quando seus insumos ou entradas não chegam por qualquer motivo, gerando paradas ou esperas dos subsistemas As empresas procuram controlar suas atividades sempre dentro dos parâmetros.
A duas finalidades no controle estratégico:
Correção de erros existentes: o controle serve para detectar falhas ou erros – seja no planejamento ou na execução – para apontar as medidas corretivas adequadas para saná-las.
Prevenção de novos erros: ao corrigir as falhas ou erros existentes, o controle aponta os meios necessários para evitá-los no futuro.
O controle consiste em um processo que guia a atividade exercida para um fim previamente determinado. A essência do controle reside na verificação se a unidade controlada está ou não alcançando os resultados desejados.
Os controles organizacionais servem para
Padronizar o desempenho, por meio de inspeções, supervisão, procedimentos escritos ou programas de produção.
Padronizar a qualidade de produtos e serviços oferecidos pela empresa, mediante treinamento de pessoal, inspeções, controle estatístico de qualidade e sistemas de incentivos.
Proteger os bens organizacionais de abusos, desperdícios ou roubos,