Artigo turismo
Esse trabalho pode contribuir para o setor de intercâmbio de cursos de idiomas no que tange a compreensão no processo de adaptação dos intercambistas. Com essas informações empresas podem melhorar seus serviços e percepções em relação aos programas de intercâmbio, tornando-os mais compreensíveis e mais ilustrativos para os adquirentes. O principal objetivo é fazer um estudo mais aprofundado sobre o tema abordando o mercado e suas contribuições para aqueles que o procuram.
O tema foi escolhido devido à crescente demanda do mercado, também por haver uma carência de pesquisa nessa área e um profundo desconhecimento por parte do estudante, daquilo que realmente representa o intercambio. Este desperta o interesse também em função do reconhecimento e incentivo do Ministério de Educação a respeito da necessidade do ensino de um idioma estrangeiro.
A viagem de estudos é praticada hoje por um grande número de jovens e pode ser vista como uma nova forma de turismo do nosso tempo, seus praticantes acabam por agregar status e essa diferenciação passa a constar em seus currículos. É interessante destacar que este tipo de intercâmbio tem se mostrado um grande nicho do mercado turístico, por representar hoje um segmento crescente no mundo e também no Brasil, faltando ainda um maior estímulo brasileiro na recepção de turistas estudantes para o aprendizado do nosso idioma, o português do Brasil (Ministério do Turismo, 2010).
Uma pesquisa mais detalhada destaca o intercâmbio como agente facilitador de aprendizado de línguas estrangeiras e um grande diferencial curricular. Apontando questões de como e de que forma o intercâmbio facilita esse aprendizado, e como agrega valor profissional tornando-se um diferencial curricular, saber de que maneira essa experiência pode influenciar positivamente melhorando a postura do profissional e até onde essa prática pode trazer benefícios para outras áreas. Questões como essas definem o porquê