Artigo - impactos ambientais do turismo
PLANEJAMENTO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
VIANA, Rudmar Maciel.
Resumo
Este artigo aborda o planejamento turístico e educação ambiental como base para atender as premissas do desenvolvimento sustentável. A preocupação com o meio ambiente tem tomado grandes repercussões nas últimas décadas, As comunidades e o governo estão à responsabilidade de prover ações de correção e garantir o uso racional dos recursos naturais. Educar e Planejar são bases que vários autores usam para defender o meio em que vivemos, minimizando os impactos negativos, inserindo uma consciência ecológica, preservando o meio natural, e, guando ao planejar gerir estudos e ferramentas que possam auxiliar o desenvolvimento da atividade turística que possa ser rentável e promotor da equidade.
Portanto, a educação ambiental, junto ao planejamento, é uma fusão necessária e de grande valia para alcançar a solução atual para os impactos e degradação do meio ambiente o “Desenvolvimento Sustentável”.
Palavras - chave: Educação ambiental. Planejamento turístico, Desenvolvimento Sustentável.
INTRODUÇÃO
O presente artigo tem a intenção de mostrar que através do planejamento e educação ambiental o turismo pode minimizar os impactos gerados pela atividade turística no meio ambiente, aumentando a rentabilidade socioeconômica e preservando sua identidade cultural da localidade acarretando numa qualidade de vida melhor para a comunidade local. A ação antrópica, acaba sendo bastante predatória. E a mais eficiente ação para a conservação, é a conscientização ambiental e o planejamento turístico, minimizando os impactos negativos do setor. Diante exposto no SNUC- Sistema Nacional de Unidades de Conservação no art. 2 caput XI entende-se por “uso sustentável: exploração do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos