Dissertação - o mercosul e os interesses do brasil
730 palavras
3 páginas
COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR – LOBATOPARTICIPAÇÃO DO BRASIL NO MERCOSUL
SALVADOR
2012
PARTICIPAÇÃO DO BRASIL NO MERCOSUL
Trabalho apresentado à disciplina de Geografia, ministrada pelo Prof. Carlos Cruz, do Colégio da Polícia Militar – Lobato, como requisito para aprovação na IV unidade.
SALVADOR
2012
INTRODUÇÃO
O Brasil possui interesses não discriminatórios e com evidente preferência por um sistema de comércio multilateral, mesmo no plano do comércio de bens. E, ainda que a sua participação no MERCOSUL tenha sido bastante lucrativa, se deve reconhecer, contudo, não ser suficiente para o Brasil como plataforma de inserção regional e muito menos mundial. A participação do Brasil no MERCOSUL está baseada em uma estratégia para aumentar sua estatura internacional, pois o MERCOSUL tem um enorme potencial de expansão. Dados comprovam que o Brasil tem um papel cada vez mais integrador e é incontestável sua posição de líder, em função de suas características econômicas populacionais, geográficas, etc. É importante perceber que a posição de líder aumenta a responsabilidade do Brasil na condução e na sobrevivência do MERCOSUL. O Brasil pretende, na presidência do bloco, programar uma agenda positiva, reforçando o compromisso de integração regional. Entre as principais iniciativas da presidência brasileira estarão o esforço para aumentar a visibilidade do MERCOSUL, o fortalecimento institucional do bloco, o apoio à participação social, o reforço da agenda social e um balanço sobre os rumos futuros da integração.
ANÁLISE CRÍTICA Essa estratégia adotada pelo Brasil em uma inserção na economia mundial vai além do comércio de mercadorias e diz respeito, principalmente, a acesso aos recursos financeiros e à tecnologia, normalmente só encontrados em países desenvolvidos, ponto bastante