Intercâmbio Cultural
Este projeto, implantado pelo Programa Ganhe o Mundo, tem como objetivo mostrar nossas experiências vividas durante nossa estância na Espanha. Envolve diversas áreas do conhecimento, com principal foco nas ciências humanas. Vimos através deste para conscientizar aos leitores a importância de um intercâmbio cultural. O qual consiste numa troca de aprendizagem, de costumes, de tradições e do idioma.
Durante nossa estância na Espanha, tivemos a oportunidade de conhecer e distinguir as principais diferenças socioculturais entre os países citados, avaliando assim que cada país tem seu estilo próprio de convivência entre seus cidadãos.
Podemos observar várias diferenças. Em contrapartida, houve muitas similaridades como, por exemplo, educação, convivência familiar, gastronomia, danças, músicas, vestuário, etc. 2- OBJETIVOS
GERAL:
Mostrar e exemplificar, de modo esclarecedor, nossas experiências como intercambistas a fim de elucidar dúvidas dos possíveis leitores a respeito do tema central.
ESPECÍFICOS:
- Apresentar as principais dificuldades e os maiores benefícios;
- Exibir a importância de um intercâmbio cultural;
- Analisar os principais resultados do mesmo.
3- METODOLOGIA
O projeto foi desenvolvido com base em uma pesquisa teórica e prática. O desenvolvimento do mesmo foi dividido em três etapas:
ETAPA- 1: Pré-intercâmbio;
ETAPA- 2: Intercâmbio;
ETAPA- 3: Pós-intercâmbio.
Pré-intercâmbio: O ponto inicial e crucial para o intercâmbio foi quando surgiu a ideia de que todas as escolas estaduais de Pernambuco seriam beneficiadas com um curso de língua estrangeira. Os requisitos básicos para a participação no mesmo eram: os alunos do primeiro ano teriam que obter média sete nas disciplinas de português e matemática e terem 75% de presença durante as aulas. Os trinta primeiros colocados, segundo as notas em português e matemática, poderiam optar por inglês ou espanhol.
Já a seleção para o intercâmbio em si aconteceu de