Soroban
Soroban é o nome dado ao ábaco japonês, que consiste em um instrumento de cálculo levado da china há cerca de quatro séculos. A escrita em kanji (ideogramas) é idêtica à chinesa, sendo inclusive a pronúncia uma aproximação à original chinesa. 'Ábaco' é o nome genérico atribuído aos contadores em geral.
O soroban começou como um simples instrumento onde eram registrados valores e realizadas operações de soma e subtração. Posteriormente foram desenvolvidas técnicas de multiplicação e divisão. Atualmente já são conhecidas técnicas para extração de raízes (quadrada e cúbica), trabalho com horas, minutos e segundos, conversão de pesos e medidas. No soroban podemos operar com números inteiros, decimais e negativos.
Além dos modelos japoneses antigo e moderno, existem o chinês (suan pan), o romano (abacus), o grego (abax), o azteca (nepohualtzitzin), o russo etc. Veja nossa página sobre outros tipos de ábaco.
O objetivo do soroban é Realizar contas com rapidez e perfeição, buscando alcançar o resultado sem desperdícios.
Atualidades O soroban nos dias de hoje
Atualmente o estudo do soroban não está mais limitado à comunidade de descendentes de imigrantes japoneses. Nas escolas é crescente o interesse de não-descendentes pelo soroban, chegando mesmo a suplantar a demanda dos nikkeys (descendentes).
Embora a presença da calculadora eletrônica faça-se notar em tantos tugares hoje em dia (calculadoras de mesa, de bolso, em agendas eletrônicas, em relógios etc.), cada vez mais pessoas têm percebido que o exercício do pensar está sendo relegado a segundo plano, sempre em favor da comodidade de apertar alguns botões e ter a resposta pronta, "de bandeja". De fato, por mais que o ábaco tenha surgido em uma época sem caixas registradoras e controle computadorizado de estoque, seu valor como instrumento de exercício mental, de treino de atenção e concentração, entre outros, não entra em choque nem muito menos é ofuscado