Soroban
“A matemática é o alfabeto com o qual
Deus escreveu o universo.”
Pitágoras
Introdução
As constantes transformações do mundo contemporâneo têm exigido das escolas, assim como das demais instituições públicas, uma revisão da função que cada uma dessas instâncias deve exercer na sociedade, uma vez que precisam atender às necessidades e interesses de sua clientela. O Soroban apresenta-se como alternativa para tornar as aulas de matemática mais atraentes como também é um recurso pedagógico que fortalece o desenvolvimento mental de seus alunos. Dessa maneira, busca garantir as competências e habilidades necessárias à formação do indivíduo na sociedade contemporânea,
Justificativa
Tendo em vista os indicadores externos reconhece-se a importância de um aprendizado que potencialize competências e habilidades e estratégias pedagógicas que favoreçam a competência leitora e escritora, resolução de problemas e tomadas de decisões em diversos contextos que são fundamentais na formação integral do educando.
O trabalho com o Soroban é focado em dois eixos: ação educativa como processo de inclusão e a importância do professor na formação do cidadão, propiciando ao educando o desenvolvimento necessário para executar com qualidade e rapidez cálculos numéricos.
O seu uso auxilia o aluno a compreender o funcionamento do Sistema de Numeração Decimal, pois permite visualizar o valor posicional de cada algarismo; melhora a capacidade de concentração, de raciocínio lógico, agilidade mental, processamento da informação de forma ordenada e a atenção visual, fatos que justificam o seu uso no EF e possibilita ao profissional ressignificar seu olhar buscando formas que potencializem a aprendizagem a todos. É também um recurso educativo específico imprescindível à execução de cálculos matemáticos para alunos com deficiência visual.
Objetivos
• Ressignificar conceitos e procedimentos matemáticos nas operações básicas, através do soroban.