Sono e trabalho
Sono e Trabalho Sonolência provocada pela má qualidade do sono diurno é a principal causa da redução das funções mentais como atenção, memória e raciocínio, levando o trabalhador a uma maior probabilidade de erros que podem provocar acidentes.
Ela impede que as pessoas se concentrem em seu trabalho e tenham cochilos que possam lhe causar lesão ao operar máquinas ou até a morte.
Sendo importante sempre que possível descansar a mente na viagem de casa para a empresa, pois todo descanso é valido para um dia mais produtivo.
Não tomar drogas químicas para ficar alerta, pois a reação no seu organismo pode ser desastrosa: Anfetaminas são drogas sintéticas que estimulam a atividade do sistema nervoso central, como o “rebite” que o caminhoneiro toma para não dormir ao volante, e comprimidos de ecstasy de que se serve o jovem para varar a noite nas baladas.
Ø Passado o efeito, porém, o indivíduo se sente deprimido, angustiado, como se estivesse descarregado, o que provoca a necessidade de consumir de novo um ou mais comprimidos.
As anfetaminas agem também sobre outros órgãos e provoca aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, diarreias, gastrite, tremor das mãos, boca seca, irritabilidade intensa.
O ecstasy é um derivado da anfetamina que mantém o indivíduo acordado e mais atento. Essa substância também aumenta a sensação de luminosidade (com mais iluminação o sono demora a aparecer e a acuidade visual (percepção de detalhes ao seu redor)). Passado seu efeito, porém, a pessoa sente extremo cansaço, sonolência, depressão e irritabilidade.
Outros derivados da anfetamina são conhecidos há muito tempo. O caminhoneiro toma “rebite” para ficar acordado enquanto dirige de madrugada.
A fase maníaca em que a pessoa fica excitada, eufórica, falante, com