tcc - sono entre estudantes e trabalhadores
Em nossa sociedade atual o trabalho e os estudos têm importância fundamental na constituição de nossas vidas, porém, com o desenrolar do dia-a-dia, o pouco tempo e os inúmeros compromissos nos fazem ter cada dia mais dificuldades, o que muitas vezes interferem até mesmo na nossa qualidade de vida, influenciando em nossa saúde física e mental. (FURLANI;CEOLIM, 2005)
Essas dificuldades acometem a todos nós dias atuais e, principalmente muitos estudantes que além de acadêmicos são também, profissionais da área da saúde, dentre os quais temos auxiliares e técnicos de enfermagem.
As escalas de trabalhos na área da enfermagem são geralmente organizadas em turnos fixos contínuos, horários incomuns com turnos alternados, ou até mesmo uma dupla jornada de trabalho, por opção de trabalhador para conquistar um melhor padrão de vida, essa sobrecarga de trabalho causa danos em nossa vida familiar, social e profissional acarretando indícios de desequilíbrio. (MEDEIROS; MACÊDO; OLIVEIRA; RIBEIRO, 2009)
Entre os danos mais comuns está à má qualidade do sono que pode ser consequência da sobrecarga de atividades sem descanso adequado.
O sono é classicamente considerado como um período de descanso para o corpo sendo fundamental para as suas funções biológicas, é uma atividade geralmente noturna e seu tempo de duração varia de pessoa para pessoa. Esse é um estado de repouso que ocorre em períodos contínuos e que restaura as energias e a sensação de bem estar da pessoa, porém a média da população adulta necessita de 7 a 8 horas de sono diária. (ARCANJO, 2006)
Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo levantar questões, apontar os níveis de estresse de acadêmicos de enfermagem relacionado ao déficit da qualidade de sono, seu desempenho profissional e nos estudos, visando sempre buscar uma alternativa para melhorar sua qualidade de vida e seu bem estar físico e mentaluscar esempenho profissional e nos estudos, visando sempre uma alterna a nossa vida