SONIA
Escolha
O processo de definição de escolha de candidatos à presidência passa por algumas etapas. Dentre elas estão as primárias e caucus, que definem os candidatos dos partidos em cada estado. Aquele que receber mais votos é aclamado vencedor no estado em questão. As primárias correspondem a uma etapa em que a população vai às urnas, e caucus são assembleias onde as pessoas demonstram suas preferências em casa, escolas ou prédios públicos. Essas reuniões elegem representantes dos distritos, que posteriormente se encontram para escolher representantes do condado. A seguir, esse último grupo escolhe os delegados de Estado.
Partidos
Os Estados unidos têm vários partidos políticos, mas na prática, apenas dois tem chances reais para elegerem um presidente: o Partido Republicano, mais conservador; e o Partido Democrata, com ideologia liberal. Esses dois partidos convivem em rivalidade centenária. Alguns estados já tem uma clássica posição partidária definida, disputando pelo apoio dos estados tradicionalmente indecisos, os “swing states”. O Texas, por exemplo, tem tradição republicana. Já a Flórida seria um exemplo de estado com inclinação para um ou outro lado. As prévias terminam em reuniões que oficializam os resultados de caucus ou primárias obtidos nos estados, oficializando quem será o candidato de cada partido.
Distrital
No dia 06 de novembro, os americanos votam para o colégio eleitoral. Eles não escolhem diretamente o novo presidentes, mas fazem sua opção por cidadãos “eleitores” que apoiarão determinado candidato. Esses eleitores são justamente os delegados. O candidato que obtiver o maior número de votos do colégio eleitoral leva todos os votos desse mesmo colégio. Por isso o sistema eleitoral é conhecido como ‘the winner takes all’ - o vencedor leva todos os votos a que aquele Estado tem direito no colégio eleitoral.
Representação
Cada estado tem direito a um número de votos, de acordo com a sua representação no