Sonhos ou alucinações?
PSICANÁLISE CLÍNICA
TEORIA PSICANALÍTICA l
SONHOS OU ALUCINAÇÕES?
por
SIMONE GONÇALVES PINTO
1671/PSI
RESUMO
O propósito deste artigo é apresentar com clareza de exposição de ideias o significado dos sonhos; sua origem, manifestações, valores, revelações e sua importância na vida e no humor do indivíduo, e o qual que para os psicanalista constituem sendo o melhor caminho para descobrir e entender o inconsciente e por esta razão tem grande importância para esclarecer os elementos e alguns dos mecanismos do psiquismo.
PALAVRAS CHAVE: Sonhos, Significado, Indivíduo,Inconsciente, Psiquismo.
INTRODUÇÃO
Este artigo tem o propósito de esclarecer o significado dos sonhos; sua origem, manifestações, valores, revelações, sua importância como expressão do inconsciente e como pode nos influenciar em nosso humor mesmo que seu significado fique obscuro a nós, porem um sonho pode encher-nos de felicidade ou nos desanimar.
O sonho desempenha para os psicanalistas um papel importante, cujo este vem sendo o melhor caminho para descobrir e entender o inconsciente e por esta razão, tem grande importância para o esclarecimento de elementos e alguns dos mecanismos do psiquismo.
A análise do sonhos permite uma visão das leis estruturais e do modo de operar do inconsciente, fornecendo assim, um melhor preparo para o estudo dos processos analógicos: a formação de sintomas neuróticos.
OBJETIVO
O presente artigo tem por objetivo esclarecer a questão; sonhamos ou alucinamos?
Qual é o seu papel, sua função e o que ele representa e oque pode influenciar em nossa vida? Seria mesmo que sonhamos ou alucinamos?
SONHOS OU ALUCINAÇÕES?
“s.m. Associação de imagens, freqüentemente desconexas ou confusas, que se formam no espírito da pessoa enquanto dorme. / Fig. Ilusão, fantasia, devaneio, utopia: o sonho acabou. / Coisa vã, fútil, que se esvai: a vida é um sonho. / Idéia acalentada, ideal: o