Estatistic
Introdução
Conceitos 1. Estatística: é um conjunto de métodos quantitativos destinados à coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados que possibilitem tirar conclusões que possam ser utilizadas nas tomadas de decisões. 2. População: é o conjunto de todos os itens que possuem, pelo menos, uma característica em comum no estudo de um fenômeno coletivo. 3. Amostra: é uma parcela representativa da população. 4. Variável: é o conjunto dos resultados possíveis para um determinado fenômeno. A variável pode ser classificada em: • Qualitativa: quando seus valores são expressos por atributos: sexo (masculino – feminino), cor dos olhos (azuis, castanhos, verdes), conceitos (ótimo, bom, regular). Estas variáveis não podem ser mensuráveis. • Quantitativa: quando expressam alguma propriedade mensurável para o evento, ou seja, os dados podem ser contados ou medidos: massa, altura, horários, idade, quantidade de filhos etc. As variáveis quantitativas podem ser classificadas em: • Discretas: aquelas que só podem assumir valores fixos, geralmente inteiros não negativos: número de alunos em uma sala de aula, número de pontos obtidos em uma prova de estatística, etc. • Contínuas: aquelas que podem assumir qualquer valor dentro de um intervalo, geralmente números reais: altura, massa, comprimento etc. De modo geral, as contagens dão origem a variáveis discretas e as medições dão origem a variáveis contínuas.
O Método Estatístico
1. Conceito É um conjunto de meios dispostos convenientemente, especialmente adaptados à boa informação de dados sujeitos a influencia de uma multiplicidade de causas.
2. Fases • Definição do Problema: Saber exatamente o que se pretende pesquisar. • Planejamento: Como levantar informações? Que dados serão obtidos? Qual o levantamento a ser utilizado? Como será o cronograma de atividades? Quais os custos envolvidos? Etc. • Coleta de Dados: A