Psiquiatria A Ilha Do Medo
Medicina – UFAL.
FILME : A ILHA DO MEDO.
O filme retrata um caso de esquizofrênico, estrelado por Leonardo DiCaprio, no papel de Teddy Daniels. Trata-se de um agente federal encaminhado para a um manicômio judiciário para investigar o desaparecimento de uma suposta paciente Rachel Solando internada na ilha, Teddy chega à ilha junto com seu assistente Chuck Aude.
No filme Teddy faz várias críticas a instituição, relacionados a tratamentos ilegais feitos nos pacientes, e alega que esta sendo vitima de conspiração, logo, percebemos umas series de alucinações em Teddy associados à morte de sua esposa, que aponta algumas direções na investigação, mas deixa muito duvida, seus sonhos sempre são perturbador, em uma das cenas ele sonha com sua esposa que também tinha distúrbios psiquiátricos, quando em seu sonho Teddy ao encosta-la começa a jorrar sangue na barriga da mesma, ou quando ela aparece ao lado de uma menina em um campo de concentração nazista. O personagem apresenta constantes alucinações auditivas e visuais, os seus sonhos e alguns atos nos colocam algumas pistas encobertas de sua psicose. Há constantes referências à dicotomia fogo/água, inclusive Andrew acreditando que sua mulher morreu queimada, quando na verdade não existe uma relação clara entre o caso verdadeiro e incêndios.
Por fim descobrimos que as alucinações de Teddy fazem “sentido”. Teddy na verdade se chama Andrew Laeddis e seu parceiro Chuck na verdade era seu psiquiatra. Andrew criou um mundo de fantasia para suportar a morte de seus três filhos pela sua esposa e por ter matado a esposa por isso. Ele se sente culpado, e para suportar cria seu mundo irreal. Andrew era uma paciente da ilha, e o diretor do hospital tentava ajudar na sua recuperação tornando a prisão hospital o local imaginário de Andrew. A equipe obtém êxito, em algum momento Andrew reconhece que Teddy Daniels não existe porem logo em seguida ele regride voltando a fantasia,