Aula 01 - conceitos basicos de comunicacao
O modelo de referência OSI é o modelo fundamental para comunicações em rede.
Embora existam outros modelos, a maior parte dos atuais fabricantes de rede relaciona seus produtos ao modelo de referência OSI, especialmente quando deseja instruir os usuários no uso dos produtos. Eles o consideram a melhor ferramenta disponível para ensinar às pessoas a enviar e receber dados através de uma rede.
Camadas do modelo OSI
Camadas de apresentação
Representação da informação: sintaxe e semântica
Conversão de códigos de caracteres (EBCDIC, ASCII, etc.)
Compressão e criptografia
Codificação de inteiro, ponto flutuante, etc.
Ex: ANS.1
Conceito
A camada de apresentação assegura que as informações emitidas pela camada de aplicação de um sistema possam ser lidas pela camada de aplicação de outro sistema. Se necessário, a camada de apresentação traduz entre vários formatos de dados usando um formato comum. A camada de apresentação também fornece criptografia de dados para assegurar a proteção enquanto os dados trafegam pela rede. Quando os dados criptografados são recebidos, a camada de aplicação descriptografa e formata a mensagem antes de passá-la à camada de aplicação. Os protocolos incluem o NCP. Os formatos de dados incluem ASCII, EBCDIC, criptografado, jpeg, gif, mpeg, quicktime, flash, wav, avi e mp3. Os dispositivos que funcionam nessa camada incluem hosts e gateways.
Gateway
Gateway, ou porta de ligação, é uma máquina intermediária geralmente destinada a interligar redes, separar domínios de colisão, ou mesmo traduzir protocolos. Exemplos de gateway podem ser os routers (ou roteadores) e firewalls, já que ambos servem de intermediários entre o utilizador e a rede.
Cabe ao gateway traduzir e adaptar os pacotes originários da rede local para que estes possam atingir o destinatário, mas também traduzir as respostas e devolvê-las ao par local da comunicação. Assim,