Sondagens e estudos de mercado
Estudo de Caso
Introdução
O trabalho proposto na cadeira de Sondagens e Estudos de Mercado teve como base o desenvolvimento de um de três temas indicados pelos docentes. A escolha recaiu sobre o “Trabalho III” cuja proposta incide uma situação em que seja necessária a elaboração de um estudo qualitativo.
Os estudos de mercado têm servido não só às áreas empresariais mas também às áreas sociais que recorrem muitas vezes a uma análise qualitativa e/ou quantitativa como suporte e explicação de diversos fenómenos.
Enquanto os estudos quantitativos, permitem-nos medir as quantidades, volumes, os comportamentos, os hábitos, por seu lado, os estudos qualitativos preocupam-se em compreender e aprofundar o porquê, as motivações, as escolhas.
A complementaridade destas duas técnicas implica que não haja uma melhor que outra, trata-se de processos adaptados às necessidades do cliente.
Estudo de Caso
O Sr. Oliveira é o director do Departamento de Pessoas e Recursos do Banco CIP e após um período de fusões, reestruturação organizacional e de Sistemas constatou que a produtividade, interesse e investimento por parte dos colaboradores decrescia enquanto aumentava o absentismo, quer por faltas quer por atrasos constantes. Esta atitude generalizada preocupou o Sr. Oliveira uma vez que a empresa sempre fora exemplar no que concerne à gestão de recursos.
O Sr. Oliveira tem em mãos um problema do qual não sabe a origem ou como resolvê-lo. Pelo que contrata os serviços de uma empresa externa de consultadoria e gestão de recursos (CGR) para percepcionar quais os elementos impulsionadores desta alteração de comportamento.
Desenvolvimento do Processo
Briefing
Após o primeiro contacto entre o Sr. Oliveira e a CGR foi marcada uma reunião para briefing com o cliente. No briefing foram explanadas as preocupações do cliente focando os seguintes pontos:
• Apresentação da empresa e o seu posicionamento do mercado;
• Resultados