SONDAGEM DIAGNÓSTICA
Introdução............................................... 3
Desenvolvimento.................................... 4
Conclusão............................................... 13
Referências Bibliográficas......................15
Introdução
Muitas são as teorias e discussão feitas e realizadas no entorno da questão do processo de alfabetização. Em sala de aula, estudamos as ideias da Emília Ferreiro na abordagem construtivista com o texto “A representação da linguagem e o processo de alfabetização”, e também analisamos a teoria sócio crítica de acordo com Luria com o texto “O Desenvolvimento da Escrita na Criança”. Neste trabalho, serão apresentadas atividades realizadas pelo Thiago, de 7 (sete) anos, estudante do 3º ano da Escola Estadual Prof. Jandyra Nery Gatti da cidade de Araraquara, atividades estas baseadas nas ideias dos autores supracitados.
A atividade foi dividida em três testes. O primeiro teste consiste no ditado de algumas frases e palavras para a criança, para analisar se a criança usa a escrita como forma de memorização. Depois de ditadas todas as frases, é perguntado para a criança se ela se lembra do que escreveu. O segundo teste consiste no ditado de algumas palavras e uma frase sem ajuda, e depois que a criança termina de escrever cada uma delas, é pedido, logo em seguida, que a criança aponte o que escreveu. Por fim, a fase é realizada com um conjunto de palavras (polissílaba, trissílaba, dissílaba e monossílaba) com a apresentação de suportes e auxiliares externos para que a criança tente utilizar como apoio para a escrita.
Com estes três testes, é possível analisar em qual fase da alfabetização a criança se encontra: no período pré-silábico (sem valor sonoro), período silábico (com valor sonoro), período silábico alfabético e período alfabético. A partir de agora, será feita a análise das atividades feitas pelo aluno supracitado, e irei identificar em qual período ele se encontra