socio
A sociedade indiana é divida em castas e subcastas há mais de 3 mil anos,aplicando uma hierarquização de acordo com religião, cor, hereditariedade e ocupação.Esses elementos definem a organização do poder político e a distribuição da riqueza produzida pela sociedade. O sistema de castas da Índia hoje tem uma estrutura de classes.
As quatro principais castas da Índia são: Brâmanes (castas sacerdotal, superior a todas as outras), a dos xátrias (casta intermediária, formada normalmente pelos guerreiros, que se encarregam do governo e da administração pública), a dos vaixás (casta dos comerciantes, artesãos e camponeses, que se situam abaixo dos xátrias) e a dos sudras (a casta dos inferiores, na qual se situam aqueles que fazem trabalhos manuais considerados servis). Os párias são os que não pertencem a nenhuma casta, e vivem, portanto, fora das regras existentes.Porém , também tem um sistema de casta regionais que são subdivididos em outras catas.
O sistema de castas caracteriza-se por relações muito estanques, isto é, quem nasce numa casta não pode mudar de castas. Não possui mobilidade social nesse sistema. Os elementos mais visíveis da imobilidade social são a hereditariedade, endogamia (casamentos entre membros da mesma casta), as regras relacionadas à alimentação (uma casta só pode se alimentar com membros da mesma casta) e a proibição do contato físico entre castas inferiores e superiores. Repulsão, hierarquia e especialização hereditária são as palavras- chave para definir o sistema de castas.
Mas nenhum sistema é totalmente rígido, nem o de casta. Ainda que seja proibido as castas inferiores segui os mesmos costumes dos brâmanes, e isso cria uma igualdade de costumes entre castas. A rigidez das regras