socio
• 2. Sociedade limitada é aquela que é formada por duas ou mais pessoas que se responsabilizam solidariamente e de forma limitada ao valor de suas quotas pela integralização do capital social, ou seja, a responsabilidade de cada sócio é limitada (daí o seu nome) à quantidade de cotas que ele possui. Cotassão a parcela de contribuição do sócio no que diz respeito ao capital social da empresa. Atualmente, o tipo societário mais comum em território brasileiro é a Sociedade Limitada, sendo seu elemento fundamental o contrato social. Este tipo de sociedade surgiu em meio à complexidade das sociedades anônimas e as responsabilidades limitadas das sociedades familiares.
• 3. Fonte Sócia tem liberdade de escrever seu contrato social de acordo com a vontade deles, contrariando o código civil sem, contudo ferir interesse de credor. (art. 1053, cc). O formato da Ltda., uma pessoa que não faz parte da sociedade poderá ser um dos administradores somente com o consentimento dos sócios. Contrato social Fonte CC, LTDA (1052 e ss) CC, S Simples (997 e ss)Poderá ser aplicada as regras da S/A se o contrato social expressamente permitir. Desde que não contrarie a natureza da sociedade Limitada. Por exemplo não se pode vender cotas na bolsa de valores, vez que bolsa de valores é um aspecto caraterístico das S/A, onde só se vende ações.
• 4. Características responsabilidade dos sócios: a responsabilidade dos sócios em sócios uma limitada é restrita, característica que parece explicar a extrema popularidade desta forma de sociedade no Brasil. Se o capital social subscrito (permitido pelos sócios) não estiver integralizado (totalmente pago), o sócio responde solidariamente com os outros pela parte que resta ser integralizada. A partir do momento em que a sociedade é constituída mediante contrato escrito e registrado ou arquivado na Junta Comercial doEstado, tem-se aí o início da existência da pessoa jurídica de direito privado. Esta sociedade,