Atendimento inicial á Hemorragia e trauma
A compressão direta sobre a lesão, pode-se pressionar a região lesionada da vitima com gaze, bandagem triangular ou outro tecido limpo qualquer. É a medida mais simples e inicial a ser feita pelo socorrista.
A elevação do membro lesado, pode ser feita ao ter a comprovação de nenhuma fratura que impeça a movimentação do membro afetado , é feita juntamente com a compressão sobre a hemorragia, pois ao elevar o membro o retorno venoso será facilitado, assim diminuindo a hemorragia.
A compressão sobre as artérias envolvidas diminuirá o fluxo sanguíneo, assim diminuindo a hemorragia, podem ser utilizados os pulsos braquial, femoral, carotídeo, temporal e radial como referência.
O torniquete pode ser utilizado, mas atualmente só é feita quando as técnicas anteriores falharem. Pois mesmo que feita da maneira correta pode lesionar permanentemente nervos, músculos e vasos, podendo ocasionar coágulos sanguíneos, aumento de substancias toxicas, e quando liberado pode dar choque e até parada cardíaca.
A imobilização, principalmente onde há dilaceração