EMERGÊNCIAS TRONCO – ABDOMINAL
São Luís
2015
EMERGÊNCIAS TRONCO – ABDOMINAL
Trabalho apresentado ao Módulo de emergências tronco – abdominal da Pós-Graduação em Urgência e Emergência da Faculdade como requisito para obtenção de nota.
Profª:
São Luís
2015
1 INTRODUÇÃO
Os traumatismos abdominais de fato é um dos responsáveis por um número expressivo de mortes evitáveis. Por se tratar de um local onde possui órgãos sólidos e órgãos vitais para sobrevida do paciente podendo ocorre perdas ocultas de sangue. Boas partes dos quadros de hemoperitônio decorrentes de uma lesão visceral abdominal são assintomáticas e, além disso, os sintomas abdominais relacionados ao traumatismo muitas vezes são obscurecidos por lesões associadas ou trauma craniano, dificultando uma avaliação precisa do quadro do paciente. Portanto, fazer uma inspeção rigorosa do abdome e uma correta orientação irão reduzir os principais erros decorrentes da interpretação e os impactos desfavoráveis na evolução do paciente.
O trauma abdominal é dado como o sofrimento resultante de uma ação súbita e violenta, que é direcionado contra o abdome por diversos agentes mecânicos, químicos, elétricos e irradiações. A eficiência de uma boa abordagem ajuda a instituir o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno para os tipos de lesões intra-abdominais, quando presentes.
Classificação do trauma:
De acordo com as literaturas existem dois tipos principais de classificação para o trauma abdominal que podem ser aberto ou fechado.
Trauma abdominal aberto:
As lesões viscerais estão presentes em maior parte dos casos de ferimentos abertos por arma de fogo e arma branca.
Penetrante: Afeta o peritônio onde a cavidade abdominal se comunica com o meu exterior, ou seja, quando a integridade da pele fica prejudicada pode ser por objetos como armas de