Beneficios Sociais - Recursos Humanos
Benefícios Sociais são facilidades, serviços, conveniências e vantagens oferecidas pela organização aos seus participantes. Quanto sua exigência podem ser legais ou espontâneas, quanto a sua natureza, podem ser monetárias ou não monetárias, quanto a seus objetivos, podem ser assistências, recreativas ou supletivas. No fundo, os benefícios constituem meios de que a organização para satisfazer as necessidades humanas (fisiológica, de segurança, sociais e de estima) no plano de fatores higiênicos ou insatisfacientes.
Os custos desses benefícios podem ser totalmente pagos pela organização, rateados proporcionalmente entre organização e empregados ou pagos integralmente pelos empregados. Porém, devem ser sempre condicionados ao principio da mútua responsabilidade, ou seja, seus custos devem ser compartilhados de alguma forma entre organização e empregados.
Objetivos dos Planos de Benefícios Sociais
As pessoas são atraídas e participam da organização não somente em função do cargo, do salário, das oportunidades, da cultura e do clima organizacional, mas também em função das expectativas de serviços e benefícios sócias que poderão desfrutar. Sem os benefícios sociais o emprego seria muito diferente do que é. Os benefícios procuram trazer vantagens tanto para a organização como ao funcionário podendo até estender-se à comunidade, no sentido de promover a responsabilidade social da organização.
Vantagens dos Benefícios para a organização e para os funcionários
Para a organização
Para o funcionário
Eleva a moral dos funcionários.
Oferece conveniências não avaliáveis em dinheiro.
Reduz rotatividade e o absenteísmo.
Oferece assistência disponível na solução de problemas pessoais.
Eleva a lealdade do funcionário com a organização.
Aumenta a Satisfação no trabalho.
Aumenta o bem-estar do funcionário.
Contribui para o desenvolvimento pessoal e bem-estar individual.
Facilita o recrutamento e a retenção de pessoal.
Oferece meios de melhor