Noções de primeiros socorros
Prof. Sandro José Andrioli Bittencourt
ESTATÍSTICAS RELACIONADAS COM O TRAUMA EM
TODO O MUNDO
DADOS DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE,
2012
http://www.onu.org.br/traumas-matam-mais-que-malaria-tuberculose-e-aids-alerta-oms/
Todo ano 5,8 milhões de pessoas morrem por trauma no mundo,
32% a mais que a soma das mortes por malária, AIDS e tuberculose. A mortalidade por trauma corresponde a 10% de todas as causas de morte e, sem as devidas intervenções, prevê-se que esta proporção aumentará até 2030.
Os traumas respondem também pela maioria de incapacitações permanentes. A maior parte dos traumas ocorre entre pessoas de 5 a
44 anos, ou seja, crianças, jovens e adultos jovens.
Na faixa etária entre 15 e 29 anos as lesões causadas pelo trânsito são a causa de morte mais frequente, enquanto homicídios e suicídios estão na terceira e quarta posição, afogamentos e queimaduras na sétima e oitava. Na faixa etária entre 5 e 14 anos as lesões causadas pelo trânsito estão na segunda posição, logo após as infecções respiratórias.
No Brasil, as lesões causadas pelo trânsito continuam sendo uma séria preocupação representando uma taxa de 22,3 óbitos por 100 mil habitantes registradas em 2010 (aproximadamente 45.000 óbitos)
SUPORTE BÁSICO DE VIDA
Definição:
Definição: O Suporte Básico de Vida compreende o atendimento prestado a uma vítima de mal súbito ou trauma, visando à manutenção de seus sinais vitais e à preservação da vida, além de evitar o agravamento das lesões existentes, até que uma equipe especializada possa transportá-la ao hospital e oferecer um tratamento definitivo.
PARA REFLETIR...
Apesar de qualquer cidadão poder ajudar em uma situação de emergência, é importante lembrar que isso não o torna um “socorrista” profissional.
Para se profissionalizar é necessário adquirir muito mais informações e habilidades, treinamento adequado e, inclusive, para muitas das funções, diploma e