Noções básicas de primeiros socorros
DE
PRIMEIROS SOCORROS
Primeiros socorros:
É o auxilio prestado a vitima no local do acidente ou mal-súbito. Tem por finalidade manter suas funções vitais e evitar o agravamento de suas condições, até que a vitima possa receber assistência médica qualificada.
Em muitas situações, os primeiros socorros podem ser a diferença entre a vida e a morte.
Avaliação do Cenário
Todo atendimento inicia com uma avaliação da cena. Ao chegar ao local, o socorrista, antes de iniciar o contato com a vitima, deverá verificar os riscos potenciais existentes, as condições de segurança para si e para a vitima, tais como:
■ Avaliar o local do acidente. ■ A segurança da vitima e de terceiros. ■ Usar EPI. ■ Observar o trauma e a natureza da doença. ■ Calcular os riscos ■ Tomar cuidado com as contaminações.
Avaliação da Vítima
Em uma abordagem para prestar primeiros socorros a vitima, é feito a avaliação primária, através de um exame rápido. Esta avaliação é feita na seguinte sequência:
■ Abertura das vias aéreas: Verificar se as vias aéreas estão desobstruídas. ■ Respiração / Ventilação: Verificar ausência de respiração utilizando a técnica do VOS ( ver, ouvir, sentir ). ■ Circulação e controle de Hemorragias: Verificar a presença de pulso e se existe sangramentos. ■ Nível de Consciência: Comunica-se com a vítima, perguntando nome, mantendo ela consciente, verificando possíveis lesões. ■ Proteção e exposição: Verificar outras lesões, evitar movimentar o corpo e membros, manter a vítima aquecida.
Parada Respiratória
Ocorre quando há ausência total de respiração.
Sinais da Parada Respiratória:
Ausência da expansão toráxica Ausência da saída de ar pela narina ou boca.
Como Saber?
■ Aproxime o ouvido da face da vitima para tentar ouvir se há passagem de ar. ■ Colocar um espelho ou algum objeto