Pedagogia
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSORA: MAGDA SILONY
ALUNAS: GILVANA SILVA E AURINEIDE MARQUES
FICHAMENTO UNIDADES IV, V & VI.
20 DE MAIO DE 2013 - POLO SÍUPÉ
BAHIENSE, Vera L.A. SANTOS, Cláudia M.S. &SILVA, Elisabeth Feitosa da .História da educação.org.bahiense.Ed Faibra: Teresina,2012.
“O Renascimento começou na Itália, no século XIV, e difundiu-se por toda a Europa, durante os séculos XV e XVI. Foi um período da história européia marcado por um renovado interesse pelo passado greco-romano clássico, especialmente pela sua arte.” (pág. 32).
No começo da Era Moderna a educação era diferente da medieval e tinha a finalidade de ensinar de forma mais segura e rápida, trocaram o latim da igreja e trouxeram a educação do grego para as crianças.
“O renascimento deu grande privilégio à matemática e às ciências da natureza. A exatidão do cálculo chegou até mesmo a influenciar o projeto estético dos artistas desse período. Desenvolvendo novas técnicas de proporção e perspectiva, a pintura e a escultura renascentista pretendiam se aproximar ao máximo da realidade. Em consequência disso, a riqueza de detalhes e a reprodução fiel do corpo humano formavam alguns dos elementos correntes nas obras do Renascimento.” (pág. 32).
O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna. Em um quadro de sensíveis transformações que não mais correspondiam ao conjunto de valores apregoados pelo pensamento medieval, o renascimento apresentou um novo conjunto de temas e interesses aos meios científicos e culturais de sua época.
“O Humanismo* representou tendência semelhante no campo da ciência. O renascimento confrontou importantes conceitos elaborados pelo pensamento medieval. No campo da astronomia, a teoria heliocêntrica, onde o Sol ocupa o centro do Universo, se contrapunha à antiga idéia cristã que defendia que a Terra se