Alfabetização
FACULDADES INTEGRADAS SÃO PEDRO
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
DANIELLE MAURICIO ZORZAL RAMALHO
FABIANA DOS SANTOS BRITO
SONDAGEM DIAGNÓSTICA
VITÓRIA
2011
DANIELLE MAURICIO ZORZAL RAMALHO
FABIANA DOS SANTOS BRITO
SONDAGEM DIAGNÓSTICA
Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação das Faculdades Integradas São Pedro, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Alfabetização, sob a orientação da Professora Eusdete de Jesus Trabach Gobetti.
VITÓRIA
2011
INTRODUÇÃO
Ao longo deste período vimos que existem vários métodos de alfabetização,
Segundo Emília Ferreiro no processo de alfabetização, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo. O tempo necessário para o aluno transpor cada uma das etapas é muito variável, pois, cada um tem suas características e dificuldades individuais.
Para que o aluno desenvolva o professor tem que realizar a sondagem diagnostica para perceber quais são as dificuldades de cada um dos alunos.
Na realização de nossa sondagem abordamos o tema “brincadeiras e brinquedos”, ela foi realizada com 3 crianças em fase de alfabetização no ensino fundamental publico 2 delas têm 6 anos e estão na 1ª serie e 1 tem 10 anos e ainda está na 2ª série, cada uma delas estão em diferentes hipóteses silábicas.
DESENVOLVIMENTO
A realização da sondagem diagnostica é necessária na fase de alfabetização da criança e até mesmo dos jovens e adultos, pois a partir dela o professor saberá em qual hipótese silábica cada um de seus alunos está e assim realizar atividades que possibilite o avanço de acordo com a dificuldade de cada um. Para ser feita a sondagem é necessário que se tenha um tema que faça parte do cotidiano do aluno. Em primeiro momento conversamos com cada criança sobre o tema que escolhemos para nossa sondagem que foi “brincadeiras e brinquedos”, em seguida demos