solucoes e suas propriedades
Protozoários são seres microscópicos, eucariontes e unicelulares. Quando dividimos os seres vivos em Animais e Vegetais, os protozoários são estudados no Reino Animal e os fitoflagelados - que são protozoários - são estudados no Reino Vegetal.
Muitos protozoários apresentam orgânulos especializados em determinadas funções, daí serem funcionalmente, semelhantes aos órgãos. Suas células, no entanto, podem ser consideradas "pouco especializadas", já que realizam, sozinhas, todas as funções vitais dos organismos mais complexos, como locomoção, obtenção do alimento, digestão, excreção, reprodução. Ocorrem em células isoladas ou em colônias de células (agregados de células independentes).
O citoplasma é um material mais ou menos homogêneo, composto de moléculas proteicas globulosas, frouxamente reunidas para formar uma moldura molecular tridimensional. Embebidas em seu interior, encontram-se as várias estruturas que dão aos protozoários seu aspecto característico. As fibrilas proteicas submicroscópicas - feixes fibrilares, mionemas, microtúbulos - são grupos de fibrilas paralelas existentes no citoplasma. A contratilidade dos protozoários é devida à presença dessas fibrilas.
Os protozoários ocupam importante papel nas cadeias alimentares das comunidades naturais, onde existe água livre. Os flagelados autotróficos são abundantes nas águas salgadas e doces, assim como em associações simbióticas - qualquer tipo de coexistência entre organismos diferentes - com animais de vários níveis de organização, incluindo outros protozoários. Alguns grupos em particular formam uma parte importante na dieta de numerosos animais.
As fases vegetativas - tróficas - dos protozoários de vida livre ocorrem em qualquer tipo de água doce ou salgada, de areia, de solo ou de matéria orgânica em decomposição. Foram observados nas regiões polares e em altitudes muito elevadas. Os fatores que influenciam sua distribuição e o seu número num habitáculo