PROPRIEDADES COLIGATIVAS DAS SOLUÇÕES
Algumas perguntas que envolvem esse momento dos nosso estudos são : Por que depois de alguns instantes que se tempera a salada ela murcha ? Ou ainda, por que nos países que ocorrem nevascas se espalha pela rua sal. Qual a função do liquido dos radiadores de motor? Por que quando ficamos muito tempo na água os pés e as mão enrugam ? A respostas dessas e outras perguntas está ligada a um grupo de propriedades da solução às quais chamamos de propriedades coligativas das soluções.
EQUILIBRIO LIQUIDO: VAPOR E PRESSÃO DE VAPOR Quando um liquido tem sua superfície em contato com o ambiente para que possa evaporar suas moléculas devem ter energia suficiente para vencer um grupo de fatores contrario a vaporização. Um dos motivos é o impacto das moléculas do ar contra sua superfície o que corresponde a sua pressão externa.Com isso já podemos relacionar o processo de vaporização com a pressão, quanto maior a pressão externa mais difícil de ocorrer a evaporação. A temperatura é outro importante fator já que quando se eleva há maior agitação das moléculas o que facilita sua passagem para o estado de vapor. Após um certo tempo o número de moléculas que deixa a fase liquida na evaporação passa a ser igual àquela que retorna por condensação e a condição que os dois processos ocorrem na mesma velocidade caracteriza o equilíbrio líquido-vapor.E a partir desse equilíbrio a pressão exercida no interior do recipiente torna-se constante e é chamada de pressão de vapor da substancia na temperatura considerada.
MEDINDO A PRESSÃO DO VAPOR
Uma maneira bastante simples de medir a pressão do vapor de um liquido é com a utilização de uma câmara barométrica de Torricelli.
TEMPERATURA, PRESSÃO DE VAPOR E VOLATILIDADE
Há dois fatores que determinam a pressão de vapor de uma substancia: a temperatura e a natureza do liquido. I - Influência da temperatura Note no gráfico que a pressão aumenta á media que aumenta a