Propriedades coligativas
Beatriz Santana de Oliveira Soares
Camila Raphaelle de Oliveira Silva
Estudo sobre propriedades coligativas
Maceió
2014
Beatriz Santana de Oliveira Soares
Camila Raphaelle de Oliveira Silva
Estudo sobre propriedades coligativas
Trabalho endereçado a Escola Estadual Moreira e Silva com o intuito de ser avaliado para que a pesquisa em questão ocorra na prezada instituição.
Orientador: Prof.
Maceió
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 1
2 DESENVOLVIMENTO
3 CONCLUSÃO
4 REFERÊNCIAS
5 ANEXOS
Introdução
Propriedades coligativas
As propriedades coligativas são propriedades que se originam a partir da presença de um soluto não-volátil a um solvente. A intensidade da ocorrência dessas propriedades varia de acordo com a quantidade de partículas encontradas na solução.
As soluções podem ser moleculares quando as partículas encontradas são moléculas e iônicas quando as partículas encontradas são íons.
Os primeiros conceitos que todo estudante investiga, teoricamente ou na prática, são os conceitos de misturas e substâncias puras.
Verifica-se, nos gráficos, que as misturas apresentam ponto de fusão e de ebulição variáveis, enquanto que nas substâncias puras estas propriedades são constantes. As interações entre soluto e solvente que fazem as propriedades físicas, ponto de fusão, ponto de ebulição e pressão de vapor variar são denominadas propriedades coligativas. As propriedades coligativas das soluções são propriedades que dependem apenas do número de particular dispersas, e não dependem da natureza do soluto. Comparando uma solução de um