Úlcera Gastrica
Coordenação de Enfermagem
Disciplina: Saúde do Adulto I
Professora: Magda Rogéria
Turma: 15M5A
CASO CLÍNICO: ÚLCERA GÁSTRICA
Carolline Morais
Débora Matos
Larissy Ferreira
Lyalício Bandeira
Marcos Paulo
Pedro Victor
Ramon Magalhães
Rômulo Máximo
Teresina – PI
Dezembro – 2013
INTRODUÇÃO
A paciente M. L. S, 63 anos, casada, aposentada, natural de São Benedito – MA, procedente do Parque Jacinta, foi admitida no dia 19 de novembro de 2013, no Hospital Geral do Promorar queixando-se de Dor abdominal intensa a mais de um mês.
Paciente consciente, orientado, fásico, acuidade visual reduzida, deambulando com auxílio. Dispneico, respiração espontânea. Abdome distendido, depressível e doloroso à palpação, relato de vômito. Diurese normal, de aspecto concentrado, coloração escura e odor fétido, relata disúria. Evacuações ausentes à cinco dias. Hipocorado, com higiene regular. Sono e repouso satisfatório e aceita dieta oferecida.
No momento do exame físico, cliente se encontra Afebril, normoesfigmo, normotenso. Murmúrios vesiculares presentes em ANT sem RA; Bulhas normofonéticas em dois tempos com ritmo regular. Perfusão periférica normal.
Diagnóstico clínico de Lesão Ulcerada Gástrica, a partir da realização de Endoscopia Digestiva Alta. Diagnóstico de enfermagem: Dor aguda relacionada a agentes lesivos; Náusea relacionada à úlcera gástrica e Risco de Infecção evidenciada por procedimentos invasivos. Foram realizados e anexados ao prontuário exames complementares: Hemograma, Hemossedimentação, Biópsia de Estômago.
DESENVOLVIMENTO
Uma úlcera péptica é uma (área deprimida) que se forma na mucosa do estômago, no piloro e o duodeno. Úlcera péptica é frequentemente referida como uma úlcera gástrica, duodenal ou esofágica, dependendo de sua localização ou como a doença da úlcera péptica. A doença da úlcera péptica ocorre com a frequência máxima nas pessoas entre 40 e 60 anos de idade. É