ÚLCERA GASTRICA
CONCEITO
A úlcera gástrica é uma lesão localizada no estômago e/ou duodeno com destruição da mucosa da parede destes órgãos, atingindo os vasos sanguíneos subjacentes.
FISIOPATOLÓGIA
A úlcera péptica resulta da ruptura do equilíbrio existente entre os fatores agressivos (ácido e pepsina) e os de protecão da mucosa gastroduodenal.O ácido clorídrico e o pepsinogênio I são secretados pela mucosa do corpo e do fundo gástricos pelas células parietais e principais, respectivamente. A secreção ácida é controlada pela ação de três potentes estimulantes: histamina, acetilcolina e gastrina. Eles atuam através de uma cascata de eventos que levam à ativação da bomba de H+-K+ ATPase, que secreta íons hidrogênio em troca de potássio. A pepsina é uma enzima proteolítica que é secretada principalmente via estimulação colinérgica, sob a forma de pepsinogênio I e II, que são convertidos à pepsina ativa pela acidez gástrica.
SINAIS E SINTOMAS
Dor abdominal forte, em forma de pontada, que piora ao comer ou ao beber, dor em forma de queimação na "boca do estômago", enjoo, vômito, dor de cabeça e perda de peso.
FATORES DE RISCO
Em casos de úlceras gástricas crónicas não tratadas pode ocorrer a degeneração em cancro do estômago (carcinoma ulceroso: ocorre em cerca de 2-3% dos casos a longo prazo). A úlcera gástrica provoca uma erosão constante com renovação celular que favorece o aparecimento local de novas mutações genéticas, sendo por isso a principal causa deste tipo de cancro com alta mortalidade. As úlceras duodenais não degeneram em cancro.Uso de aspirina (ácido acetilsalicíclico) e AINHs. Infecção pelo Helicobacter pylori, fumo, aumento da idade, ventilação mecânica (uso de aparelho para respirar artificialmente, por exemplo os usados por pacientes em estado grave em unidades de terapia intensiva) e história familiar de úlcera.
PREVENÇÃO
Caso você apresente fatores de risco para desenvolver úlcera no estômago, tenha cuidado ao usar aspirina (ácido