SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO - Os Riscos Às Organizações E Como Elas Podem Se Proteger
Elas Podem Se Proteger
Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Resumo: A tecnologia tem avançado a passos largos e, a cada momento se torna mais fácil dispor das informações.
As informações, por sua vez, são cada vez mais importantes para as instituições, pois se tornaram fator preponderante na tomada de decisão e no desenvolvimento de diferenciais competitivos.
Contudo, os tempos modernos trouxeram, além de diversas facilidades, também, uma série de ameaças e, a informação não está segura. Diversos criminosos, para vários fins, usam de muitas artimanhas para invadir redes e sistemas, e assim, acessar informações privilegiadas, que podem valer muito dinheiro.
As empresas devem investir em sistemas de prevenção e proteção contra ameaças, de forma a proteger suas informações dos diversos tipos de ações de malfeitores. Sempre considerando que o elo mais fraco deste sistema são os usuários, os quais devem ser qualificados visando à segurança.
Introdução
A tecnologia tem avançado a passos largos e, a cada momento se torna mais fácil dispor das informações. No mesmo ritmo, frente a um mercado altamente competitivo, é cada vez maior a importância da informação para as organizações. Mas, será que as empresas compreendem os riscos a que suas informações estão expostas? Neste artigo serão apresentados: primeiramente uma reflexão sobre o valor da informação, em seguida os riscos que as organizações estão sujeitas, e depois, como elas podem se proteger para evitá-los. Por fim, serão incluídas as considerações do autor sobre o tema em questão.
O Valor da Informação
A cada dia, a informação está se tornando mais e mais importante para qualquer tipo de organização, seja ela grande ou pequena, pública ou privada, com ou sem fins lucrativos. Deter o conhecimento é vital nos processos