Solubilidade
8.1 Foram colocados quatro conta-gotas de ácido sulfúrico (H2SO4) e após despejarmos 0,1 g de óxido de zinco (ZnO), agitou-se. A composição misturou-se completamente, não foi encontrada nenhuma mudança visível. Solução solúvel insaturada.
9- Tubo 9
9.1 Foram adicionados quatro conta-gotas de álcool etílico (C2H5OH) no nono tubo e 0,1 g de óxido de zinco (ZnO). Agitou-se e obteve uma solução branca, turva e completamente misturada. Solução solúvel saturada.
10- Tubo 10
10.1 Após adicionar quatro conta-gotas de água (H2O) e 0,1 g de óxido de zinco (ZnO). Agitou-se e observamos que obteve uma solução solúvel supersaturada. Os componentes se misturaram tornando uma composição branca, turva e com uma pequena quantidade branca de precipitado no fundo.
11- Tubo 11
11.1 Foram adicionados quatro conta-gotas de água (H2O) no décimo primeiro tubo e duas gotas de óleo comestível. Após agitarmos constatou-se que a solução é insolúvel. O óleo ficou na parte superior e a água na inferior do tubo.
12- Tubo 12
12.1 Adicionaram-se dois conta-gotas de álcool etílico (C2H5OH) no tubo e duas gotas de óleo comestível. Com a agitação os componentes se misturaram, criando algumas micro partículas. Solução solúvel saturada.
Conclusão
Com a realização da experiência solubilidade de substâncias no laboratório, obtivemos conhecimentos, entre eles, o que é solvente, componente da solução que se apresenta em maior quantidade e que geralmente se dissolve no soluto, e soluto é o componente que usualmente se apresenta em menor quantidade, ou seja, a substância que se dissolve no solvente.
A solubilidade ou também conhecida como coeficiente de solubilidade pode ser definida como a máxima quantidade possível de um soluto que pode ser dissolvida em certa quantidade de solvente a uma dada temperatura (no nosso caso, todos os experimentos foram feitos na temperatura ambiente).
Observou-se que são diversas as reações químicas, que a mistura de substancias podem causar,