Solubilidade
Nos experimentos a seguir podemos observar a solubilidade expressa em cada um. A solubilidade é quantidade de soluto suficiente para saturar, ou seja, dissolver totalmente, o solvente numa determina temperatura. Cada solvente suporta um tanto certo de soluto, se colocarmos uma quantidade superior a que o solvente suporta, a solução se torna saturada com corpo de fundo, se colocarmos a quantidade certa do suportado pelo solvente, nem a mais e nem a menos a solução é saturada, e se colocarmos menos do suportado ela fica uma solução insaturada.
Materiais e reagentes
Água
2 pacotes de suco “Tang”
2 copos
Acetona
Álcool
Conta-gotas
Alface
Sal de cozinha
5 béqueres
Colher
Procedimentos 1-
Em um copo com água e 1 pacote de tang. Misturar e observar o resultado.
2-
Em um copo adicionar 200 mL de água e meio pacote de tang. Misturar r observar o resultado.
3-
Colocar em um copo 5 gotas de solvente (um com água, outro com acetona e o terceiro com álcool). Observe e marque o tempo que cada material levou para evaporar.
4-
Coloque a mesma quantidade de água em ambos os béqueres e a um deles adicione uma colher de sal. Em seguida, ponha uma folha de alface em cada um dos béqueres. Após algum tempo, compare duas folhas.
Resultados
Procedimento 1 e 2 No primeiro copo onde foi adicionado todo o tang em 200 ml de água, obtivemos uma solução saturada com corpo de fundo, pois a quantidade de soluto foi maior a suportada pelo tanto de solvente. No segundo copo a solução foi saturada, pois a quantidade de solvente foi suficiente para a de soluto.
Procedimento 3 Observamos neste procedimento a evaporação de cada um dos solventes, o que evaporou mais rápido foi a acetona que levou oito minutos, devido as suas moléculas que tem energia suficiente para mudar de fase liquida para gasosa. O álcool foi o segundo que evaporou