Solos
Engenharia Agronômica
Questionário de Solos
Eduardo Monteiro
Gabriel Alves
Mayumi Alboléia
Michel Franco
BOTUCATU
06/05/2014
RELATÓRIO DE SOLOS – Lista de Exercícios
1) Quais são os principais horizontes superficiais dos solos?
HORIZONTE HÍSTICO
É o horizonte constituído predominantemente de material orgânico, contendo 80g/kg ou mais de carbono orgânico, resultante de acumulações de resíduos vegetais depositados superficialmente, ainda que, possa encontrar-se recoberto por horizontes ou depósitos minerais e mesmo camadas orgânicas mais recentes. Mesmo após aração, os teores de matéria orgânica, após mesclagem com material mineral, mantêm-se elevados.
HORIZONTE A CHERNOZÊMICO
É o horizonte mineral superficial, relativamente espesso, de cor escura, com alta saturação por bases.
HORIZONTE A PROEMINENTE
As características do horizonte A proeminente são comparáveis àquelas do A chernozêmico, só difere, por apresentar saturação por bases inferior a 65%.
HORIZONTE A HÚMICO
É o horizonte mineral superficial, com valor e croma igual ou inferior a 4 e saturação por bases inferior a 65%, apresentando espessura e conteúdo de carbono orgânico dentro de limites específicos.
HORIZONTE A ANTRÓPICO
É o horizonte formado ou modificado pelo uso contínuo do solo, pelo homem, como lugar de residência ou cultivo, por períodos prolongados, com adições de material orgânico em mistura ou não com material mineral, ocorrendo, às vezes, fragmentos de cerâmicas e restos de ossos e conchas.
O horizonte A antrópico assemelha-se aos horizontes A chernozêmico ou A húmico e difere destes apenas pelo teor de P2O5 solúvel em ácido cítrico.
HORIZONTE A FRACO
É o horizonte mineral superficial fracamente desenvolvido, seja pelo reduzido teor de colóides minerais ou orgânicos ou por condições externas de clima e vegetação, como as que ocorrem na zona semi-árida com vegetação