Biografia de Isaac Newton
Isaac Newton foi um estudioso fundamental na história da ciência como conhecemos hoje, especialmente nas áreas da física e matemática. Nasceu 1643 ou 1642, há certa incerteza sobre o assunto. Ele nasceu em 1643, mas como a Grã-Bretanha usava o calendário juliano ainda, ele foi registrado em 25 de dezembro de 1642. Nasceu na Inglaterra em uma família de agricultores. Como seu pai morreu antes do seu nascimento, ele foi criado pela avó. Newton foi um gênio da sua época. Além de física e matemática, ele estudou filosofia, astronomia, alquimia, teologia, astrologia entre outras ciências. Ele, junto com vários outros cientistas da época, acreditava que o estudo das ciências possibilitaria entender os fenômenos naturais e se alcançar um novo patamar de inteligência na história da humanidade através da ciência.
Newton ficou muito conhecido pela teoria da gravidade, mais tarde modificada por Einstein e comprovada pela NASA há alguns anos atrás. Entretanto, Newton elaborou várias teorias, muitas comprovadas posteriormente, e muitos experimentos. Em uma época de bastante influência da religião na vida e no dia a dia Newton, junto com outros pensadores da época fez parte de um movimento que pretendia estudar os fenômenos através da ciência e não da teologia.
Segundo ideias de Newton, o universo estaria em constante equilíbrio e repetição seguindo leis fixas e eternas. Hoje já se sabe que na realidade as coisas não são tão simples e o universo é muito mais caótico do que Newton acreditava.
Muitas das ideias de Newton foram comprovadas atualmente e são base e motivo de pesquisas até hoje. Suas ideias foram “corrigidas” por estudiosos e se tornaram mais “precisas” e hoje guiam boa parte da ciência que se mantém sempre em evolução.
Dentre tantos trabalhos, teorias e experimentos que Newton elaborou pode se citar alguns de maior destaque e outros menos conhecidos, mas que também tiveram importância para grande parte do que hoje chamamos de “ciência”,