Soja Complementa O 1
Italo Machado de Souza da Silva
Sistema de produção da cultura da Soja
CAMPO MOURÃO
2015
Faculdade Integrado de Campo Mourão
Italo Machado de Souza da Silva
Sistema de produção da cultura da Soja
Trabalho da disciplina de
Introdução a Agronomia, apresentado ao curso de
Agronomia.
Prof. Roberto Guarido
CAMPO MOURÃO
2015
1.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a cultura da soja. Conhecer a planta, origem e seus impactos no desenvolvimento social e econômico, possibilitando ter a dimensão dos impactos do cultivo para a economia mundial.
Suas tecnologias têm inicio desde o preparo do solo, para conhecer qual o melhor cultivar para aquele solo, período para plantio, tratos culturais e suas fertilizações. Quando a planta já está instalada, os cuidados não diminuem, pois são muitas as pragas e doenças que ameaçam a produtividade da cultura, desde semente no inicio da sua germinação ou mesmo a planta na sua floração.
Os resultados de um bom preparo, cultivo e altas tecnologias, que podem ser desde o tratamento de semente ou mesmo maquinários de altas tecnologias para a colheita. Com este conjunto em harmonia, possibilitam uma colheita com baixos níveis de percas, resultando em uma produção de ótima qualidade para uma comercialização em valores maiores.
2.
CULTURA DA SOJA
A soja (Glycine max (L.) Merrill) é uma das mais importantes culturas na economia mundial. Seus grãos são muito usados pela agroindústria (produção de óleo vegetal e rações para alimentação animal), indústria química e de alimentos.
Recentemente, vem crescendo também o uso como fonte alternativa de biocombustível (Costa Neto & Rossi, 2000).
No Brasil, o primeiro relato sobre o surgimento da soja através de seu cultivo é de 1882, no estado da Bahia (Black, 2000). Em seguida, foi levada por imigrantes japoneses para São Paulo, e somente, em 1914, a soja foi introduzida no estado do
Rio Grande do Sul, sendo este por fim, o lugar onde