revisao
A fundamentação teórica irá abordar a importância do meio rural, do empreendedorismo e desenvolvimento das empresas para o atendimento dos agricultores que necessitam produzir uma agricultura de qualidade. Neste caso, serão abordadas as sementes, especificando a importância da semente de soja de alta qualidade.
Porém, não se pode deixar de enfatizar que as empresas que atendem os agricultores, estão no mercado do agronegócio e necessitam melhorar a cada dia os investimentos no atendimento, garantindo a eles produtividade e lucratividade neste mercado produtor.
A cultura da soja no Brasil vem batendo recordes sucessivos de área plantada e de produtividade, caracterizando o país como um dos maiores exportadores mundiais desta oleaginosa.
Segundo Vitti e Trevisan (2000), ao analisar a produtividade média da cultura da soja no Brasil, observaram que a mesma, ainda está muito abaixo do potencial de produção atingido pela pesquisa e por alguns produtores.Em meio aos fatores de produtividade, o manejo químico do solo associado a fatores climáticos é ainda o que mais limita a produtividade dessa cultura.
Conforme Ferreira (2007), as empresas de insumos têm designado no desenvolvimento de novos produtos, como bioestimulantes e aditivos, para a incorporação nas sementes e uso foliar, pois os próprios são insumos da agricultura moderna, responsáveis por favorecer a expressão do potencial genético e produtivo que garante o ganho de produtividade. No entanto, raro se sabe sobre o efeito desses aditivos à base de hormônios, micronutrientes, aminoácidos e vitaminas sobre a qualidade fisiológica das sementes e a produtividade das culturas. Dessa forma, deve-se atentar para os reais lucros.
Segundo Castro e Vieira (2001), o modo de biorreguladores na agricultura apresenta grande potencial no acréscimo da produtividade, apesar sua utilização ainda não seja uma prática rotineira em culturas que não abordaram alto nível tecnológico. Os