Desenvolvimento Econ Mico Brasil
Bianca Fernandes
BRASIL:
Projetos de desenvolvimento:
O Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) é apontado como um novo padrão de intervenção estatal. Tem a característica de definir, articular e garantir sustentação financeira aos blocos de investimento que determinarão as grandes modificações da economia nacional. Igualmente relevantes para definir esta nova fase da economia nacional foram o crescimento do investimento das empresas públicas (sobretudo Petrobras e Eletrobras), o financiamento da produção e do consumo através dos bancos estatais federais (BNDES, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil) e o estímulo do Estado à produção nacional com a utilização do mecanismo de compra das empresas estatais. Entretanto, o traço mais marcante do atual regime de crescimento comandado pelo Estado está no considerável impulso à demanda agregada efetuado através dos gastos públicos com transferências sociais e com 40 Perspectivas do Desenvolvimento Brasileiro a política de aumentos reais do salário mínimo, portadores de mecanismos que provocaram expansão acelerada do emprego e da produção, redução da pobreza e melhorias na desigualdade de renda.
Gestão territorial: Para contribuir adequadamente com a gestão territorial e o desenvolvimento, não basta prover as regiões de estruturas subnacionais de gestão do desenvolvimento. Implica primeiro, em construir a região, pela institucionalização de um consenso racional sobre qual regionalização é mais adequada. Segundo, trata-se da necessidade de um diálogo mais aberto entre governo e sociedade regional. Este é o desafio, pois é recorrente ainda uma prática política clientelista e fisiológica, comprometendo o exercício da cidadania democrática da ação pública.
As zonas costeiras representam um dos maiores desafios para a gestão ambiental do País. Além da grande extensão do litoral e das formações físico-bióticas extremamente diversificadas, convergem também para