Sofistas
SOFISTAS
GUARULHOS, 2015
COLÉGIO DÁVILOHN Renata Nicolli, Nº 25
SOFISTAS
Trabalho de Filosofia realizado como complemento da nota do 1º trimestre sobre os assuntos Sofistas sob a orientação da Profª. Rosangela Santos.
GUARULHOS, 2015
ÍNDICE
1. Introdução .............................................................................pág 2
2. Sofistas..................................................................................pág 3
3. Conclusão .............................................................................pág 5
4. Bibliografia ............................................................................pág 6
1. INTRODUÇÃO
Os sofistas foram os primeiros filósofos do período socrático. Eles se opunham à filosofia pré-socrática dizendo que estes ensinavam coisas contraditórias e repletas de erros que não apresentavam utilidade nas cidades. Dessa forma, substituíram a natureza, que antes era o principal objeto de reflexão, pela arte da persuasão.
Eles ensinavam técnicas que auxiliavam as pessoas a defenderem o seu pensamento particular e suas próprias opiniões contrárias para que, dessa forma, conseguissem seu espaço.
Por desprezarem algumas discussões feitas pelos filósofos, eram chamados de céticos até mesmo por Sócrates, que se rebelou contra eles dizendo que desrespeitavam a verdade e o amor pela sabedoria. Outros filósofos ainda acreditavam que os sofistas criavam no meio filosófico o relativismo e o subjetivismo.
2. SOFISTAS
Na história do pensamento grego houve uma fase muito particular que foi extremamente importante, mas de duração relativamente curta: o período dos sofistas. Esse período compreendeu os séculos IV e V a.C. e envolveu poucos, porém grandes intelectuais, pensadores e cientistas, dentre eles: Demócrito, Protágoras, Górgias e Hipías.
Os sofistas sistematizaram e transmitiram uma série de conhecimentos estudados até