sofistas
Os sofistas ensinavam técnicas que auxiliavam as pessoas a defenderem seus pensamentos particulares, dessa forma, ganhando espaço. Eles eram chamados de céticos ate mesmo por Sócrates, que se rebelou contra eles dizendo que desrespeitavam a verdade e o amor pela sabedoria.
Uma das consequências importantes que os sofistas fizeram foi abrir a filosofia para todas as pessoas da cidade, coisa que antes era fechada para os nobres.
Protágoras: autor da frase ‘’ O homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são’’, teve como base o pensamento de Heraclito. Essa sua frase expressa o relativismo tanto dos sofistas quanto de Protágoras, onde se o homem é a medida de todas as coisas, alguma coisa é a medida do homem, onde essa alguma coisa seria as leis, a cultura, que deve ser definido pelo conjunto de pessoas, e aquilo que vale em determinado lugar não deverá valer em outro.
Protágoras assim como Sócrates foi acusado de ateísmo, onde teve seus livros queimados em uma praça pública, onde depois do ocorrido fugiu de Atenas e se refugiou em Sicília, onde morreu aos 75 anos.
Górgias: junto com Protágoras formou a primeira geração de sofistas, tomou por base o NIILISMO, a descrença por razão principal, onde nada existe de absoluto, onde não existem verdades morais e nem hierarquia de valores. A verdade não existe, qualquer saber é impossível e tudo é falso porque é ilusório.
Isócrates: Nasceu em 436 a.C em Athenas, foi discípulo de Protágoras, Pródico e Gorgias.
Isócrates foi contemporâneo de Platão
Isócrates organizou um discurso chamado ‘’ Contra os sofistas’’, onde ele faz críticas