Material 324 D 1
•Denise A.Freitas
•Márcia Cristina T. Santos
•Solange Bento
01
Origem
•Tem sua origem em 1926, quando o general sulafricano Jan Christian Smuts utilizou este termo para denominar o fator operativo fundamental referente à criação de conjuntos no universo, princípio responsável pelo progresso.
Origem da Palavra
De origem grega,holos = todo,vem crescentemente penetrando nas abordagens cada vez mais complexas de todos os ramos do conhecimento humano.
Na Administração Científica:
Todos os fenômenos eram possíveis de serem divididos em partes e cada uma destas seria estudada profundamente, constituindo um ramo específico do saber humano. Perdendo a visão do sistema biológico que comanda a vida humana.
E na administração, o mesmo processo ocorreu, a partir da visão da
“Administração Científica" de Taylor e a
“Administração Clássica” de Fayol, reduzindo o trabalho humano ao nível da visão da tarefa.
Assim foi com a química e seus elementos individualizados; com a física e sua estrutura orientada para as partes do material; com a medicina, que "retalhou" o organismo humano, perdendo a visão do sistema biológico que comanda a vida humana. Visão Holística
Nas últimas décadas, (res)surgiu dentro das ciências o chamado "movimento holístico". De origem grega, a palavra hólos = todo, vem crescentemente penetrando nas abordagens cada vez mas complexas de todos os ramos do conhecimento humano. A questão parece ser facilmente explicável; as ciências, de forma geral, foram construídas com base em paradigmas mecanicistas, suportados numa visão cartesiana-newtoniana do mundo.
Ou seja na administração na visão holística Nas últimas décadas, (res)surgiu dentro das ciências o chamado "movimento holístico". A questão parece ser facilmente explicável; as ciências, de forma geral, foram construídas com base em paradigmas mecanicistas, suportados numa visão cartesiana-newtoniana do mundo. Todos as estruturas organizacionais devem estar integrados e agindo