Ponte Rolante
PONTE ROLANTE
Conselheiro Lafaiete
2013
PONTE ROLANTE
Trabalho Acadêmico apresentado no curso de Engenharia de Produção, disciplina de Segurança do Trabalho, sob a orientação da professor José Paulo da Silva Neto.
Conselheiro Lafaiete
2013
Introdução
Pontes rolantes são equipamentos aéreos sobre trilhos, utilizados no transporte e movimentação de cargas e materiais. Representam os elos mais importantes na cadeia da produção e são indispensáveis no transporte de material em todas as dependências da empresa. Desse modo, cabe aos operadores uma grande responsabilidade pela sua operação segura e hábil de suas cargas. Um bom operador conhece tudo que se relaciona com sua ponte: capacidade, velocidade, sinalização dos homens do piso e as regras de segurança.
A manutenção de Pontes Rolantes deve ser executada por profissionais especializados. Antes de qualquer serviço, o equipamento deve ser desenergizado e instalada sinalização de alerta no quadro de energia e de comando (travamento de energias perigosas / POWER LOCK-OUT).
A manutenção preventiva deve visar sempre:
Basculamento/ Elevação;
Cabos e seus acessórios;
Trilhos e Roldanas;
Lubrificação geral;
Freios;
Parte Elétrica/ Comandos. [1]
Descrição do Processo
Ponte Rolante
Para iniciar o processo a qualificação e treinamento do operador são fundamentais, somente pessoas habilitadas, treinadas e aprovadas nos testes específicos podem ser autorizadas a operar Pontes Rolantes. Todos os operadores de Pontes Rolantes devem ser submetidos a exames médicos específicos, e só poderão operar tais equipamentos se considerados aptos pelo médico.
Antes de iniciar qualquer operação, os guindastes devem ser inspecionados e testados para comprovar seu atendimento às disposições das normas legais pertinentes e as exigências e/ou especificações do fabricante. Se em qualquer