elementos do bloco S
DEPARTAMENTO DE QUIMICA E EXATAS - DQE
CURSO: LICENCIATURA EM QUÍMICA 3° SEMESTRE
DISCIPLINA: QUIMICA INORGANICA EXPERIMENTAL I / TURMA: P2
PROFESSOR (A): MARLUCIA BARRETO
ALUNO: DANILO MACEDO DE SOUZA
ELEMENTOS DO BLOCO S
JEQUIÉ- BA
04/ 2014
RESULTADO E DISCUSSÃO
4.1- Propriedades redutoras dos metais.
4.1.1- Após o corte de um pedaço de sódio metálico que se encontrava em querosene, pode-se observar que o local recém cortado apresentou um brilho característico dos metais, o que foi diminuindo depois de alguns segundos.
Por se tratar de um metal o sódio apresenta um brilho metálico, este diminui de intensidade após alguns segundos devido à alta reatividade do sódio assim como os elementos do mesmo grupo da tabela periódica. A reação ocorrida durante a exposição do sódio metálico ao ar em excesso ocorre em duas etapas e se encontra logo abaixo:
2Na(s) + 1/2O2(g) → Na2O(s)
Na2O(s) + 1/2O2(g) → Na2O2(s)
Em contato com o ar o sódio reage formando oxido de sódio, se exposto em excesso de ao peróxido de sódio que é formado em uma segunda etapa.
O sódio apresenta um elétron em sua camada de valência. Devido à distância da mesma em relação ao núcleo atômico e o efeito de blindagem, a carga nuclear efetiva que chega a camada externa é baixa, e por isso o sódio tem grande facilidade em doar seu elétron externo, formando ligações de grande caráter iônico com elementos eletronegativos como oxigênio, ao mesmo tempo sua reatividade em presença de ar pode ser explicada pelo fato do sódio se estabilizar ao perder o elétron, e ficando assim com a configuração eletrônica de seu cerne [Ne] 1s2 2s2 2p6 Que não possui elétron desemparelhado em seu orbital de Valencia.
Por possuir um raio elevado e conseguintemente uma ligação relativamente fraca, o sódio metálico é apresenta poça dureza, logo é possível cortá-lo com uma espátula