Relatorio Inorganica reatividade de elementos do bloco s
A aula prática teve como objeto de estudo as propriedades de elementos do bloco s. Tal bloco também é chamado de Grupo 1 ou de família dos metais alcalinos. Compreende os elementos lítio (Li), sódio (Na), potássio (K), rubídio (Rb), césio (Cs) e Frâncio (Fr), que apresentam a configuração eletrônica ns1. Esse último, o frâncio, normalmente é excluído do estudo dos metais do bloco s, já que é naturalmente raro e altamente radioativo. Os metais alcalinos apresentam as seguintes características principais:
- apresentam baixa densidade e adotam estrutura cúbica de corpo centrado;
- têm primeiras energias de ionização baixas e são muito reativos;
- formam compostos iônicos simples, a maioria solúvel em água;
- formam número limitado de complexos e compostos organometálicos;
- conduzem eletricidade e calor;
- são macios e oxidam-se facilmente em contato com o ar;
- têm pontos de fusão baixos.
Essas características estão relacionadas com a configuração eletrônica desses metais, já que fazem ligações metálicas fracas pois cada átomo contribui apenas com um elétron. Além disso, o aumento do raio atômico à medida que aumenta o número atômico ao longo do grupo está relacionado com a maior reatividade. Por exemplo, o potássio é mais reativo que o sódio pois sua camada de valência fica mais distante do núcleo, e sua primeira energia de ionização é consequentemente mais baixa.
Esses metais formam facilmente os íons M+ e o contato com a água é um indicativo claro da reatividade que apresentam. Enquanto o lítio reage discretamente com a água, os demais elementos apresentam crescente variação térmica dessa reação, chegando a explosões quando o hidrogênio é liberado violentamente nas reações envolvendo rubídio e césio.
A obtenção dos elementos do Bloco s pode ser feita por meio da eletrólise dos sais fundidos. Como oxidam facilmente, não são encontrados naturalmente no estado livre. Com exceção dos gases nobres, os metais alcalinos reagem com a maioria