Elementos Do Bloco S
Departamento de Química e Exatas - DQE
Disciplina: Química Inorgânica Experimental I – Turma: P02
Professora: Marlúcia Barreto
Aluno: Geovane Santos Souza
Atividade: Aula prática Data: 25.08.2014
Elementos do bloco s
Jequié – Bahia,
Agosto de 2014.
1. INTRODUÇÃO
Os elementos do bloco s são todos metais, excelentes condutores térmicos e elétricos e bastante reativos. Seus elétrons de valência encontram-se em um orbital s e suas principais características são: a) formação de cátions; b) seus óxidos e hidróxidos são básicos; c) atuam unicamente como redutores; d) são bastante reativos.
Os metais alcalinos compõem a primeira coluna da tabela periódica. Este grupo é formado pelos elementos: Li, Na, K, Rb, Cs e Fr, que constitui compostos univalentes e os maiores átomos em seus respectivos períodos, apresentam baixa densidade, baixa energia de coesão ao ponto de poderem ser cortados com uma faca, formam compostos univalentes, iônicos e incolores, seus hidróxidos e óxidos são bases são muito fortes, e são altamente reativos.
As propriedades físicas e químicas desses elementos estão intimamente relacionadas com a sua estrutura eletrônica e seu tamanho. Seus elementos têm um elétron de valência no orbital mais externo – um elétron s, que ocupa um orbital esférico. Este elétron encontra-se bastante afastado do núcleo, logo, as energias necessárias para removê-lo dos átomos não são muito grandes. Assim, em suas reações formam íons M+.
Os metais alcalinos terrosos constituem a segunda coluna da tabela periódica. Este grupo é formado pelos elementos: Be, Mg, Ca, Sr, Ba e Ra, que são divalentes, com as mesmas tendências nas propriedades observadas dos metais alcalinos, porém de caráter menos acentuado. Assim, formam compostos iônicos incolores, seus óxidos e hidróxidos são menos básicos que os metais alcalinos, são mais duros, mais densos, menores e bem menos reativos do que os alcalinos.
Todos seus