Soda cáustica
Lucas Sobral, 23, 1ºE – 2012
Prof. Márcia Vivancos
Soda Cáustica (NaOH)
Índice
Apresentação...........3
Utilização.................4
Toxologia..................5
Primeiros socorros...5
Conclusão..................6
Bibliografia..............7
Apresentação
O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria, principalmente como base química, na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Trata-se de uma base forte.Apresenta ocasionalmente uso doméstico para a desobstrução de encanamentos e sumidouros, pois dissolve gorduras e sebos. É altamente corrosivo e pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira devido à sua elevada reatividade.A soda cáustica é fabricada industrial mente, isto é, não encontra-se essa case na natureza.
Propriedades Físico-Químicas * Estado Físico: Sólido higroscópico * Cor: Branco leitoso * Odor: Inodoro * Temperatura de fusão: 322°C * Temperatura de ebulição: 1388°C * Densidade específica: 2,13 g/cm³ * Combustível: Não
Utilização
Os principais usos da Soda Cáustica (hidróxido de sódio) NaOH são na fabricação de papel, celulose e rayon, alumina, sabões, glicerol, por meio de saponificação das gorduras e detergentes, usado na refinação de petróleo e produtos de petróleo, na regeneração de borracha “velha”, na Metalurgia, na obtenção de compostos de sódio e produção de químicos. Outras aplicações incluem o tratamento de água, alimentos, têxteis, processamento de metais, mineração, fabricação de vidro e outros.
Um dos maiores consumidores de soda cáustica é a indústria de celulose e papel, onde é usado em processos de polpação e branqueamento, o de branqueamento de resíduos de papel e tratamento de água.
O consumo de soda cáustica no refino de alumina é de 11% da demanda global, esse uso consome mais da metade de soda cáustica comercializada globalmente. A soda cáustica é uma matéria-prima