A filosofia do gerenciamento de projetos em construtoras de pequeno porte.
1. RESUMO
As pequenas empresas no ramo da construção civil não possuem o habito de elaborar os planos de gerenciamentos de suas obras e com isto passam a ter maiores dificuldades e menor probabilidade de sucesso.
Se estas pequenas construtoras elaborassem o plano de gerenciamento de suas obras tendo como orientação as e o seguissem de forma a adequar a sua realidade suas margens de lucros seriam cada vez maiores e teriam uma maior satisfação dos seus clientes e assim ampliariam os seus negócios.
2. INTRODUÇÃO
As pequenas empresas da área de construção civil dificilmente possuem o hábito de elaborar o planejamento de suas obras. Este tipo de situação é decorrida durante o andamento de suas obras, isto faz com que todos seus projetos sejam “tocados” de forma intuitiva que pode acarretar erros e aumentando os custos previstos.
Empresas de construção, na sua maioria, seguem o modelo administrativo de seus fundadores, muitas vezes baseados apenas na experiência prática adquirida com o passar dos anos, sem avaliar com a devida atenção os movimentos do mercado ou de seus concorrentes.
Seguindo a filosofia estaremos também seguindo o Planejamento Estratégico? Para conquistar seus objetivos, a empresa precisa que seus projetos estejam alinhados com o planejamento estratégico, fato que contribui para atingir as metas estabelecidas, garantindo que não há energia sendo desperdiçada em outras frentes de trabalho.
A metodologia de gerenciamento de projetos é o que se encontra de mais moderno em termos de gestão para o setor da construção civil, apesar de incluir diversas práticas já conhecidas pela maioria das empresas (porém nem sempre executadas), como planejamento de prazos e elaboração de orçamentos.
Tem como característica definir a visão da gestão como um todo, ou seja, não considera apenas uma determinada obra, mas todo o empreendimento desde a sua fase de concepção,