Monografia
Características: redução da abordagem a um único assunto. No sentido estrito é igual a dissertações e monografias acadêmicas tendo como objetivo a extração do conhecimento.
Definição: estudo que versa sobre um assunto/tema, seguindo uma metodologia, apresentado mediante uma revisão bibliográfica. É mais um trabalho de assimilação de conteúdos e de prática de iniciação na reflexão científica. Sugere que a monografia não exceda oitenta páginas (NBR).
Como Produzir um Texto
1. Passo: Leitura (Biblioteca) o Tipos de leitura o Fases o Fichamento
2. Passo: Escritura o Organização do texto o Normas técnicas UFSM
Preparativos para Escrever
o Definir conteúdo o Reunir informações o Pensar e registrar o Organizar as informações
Leitura
o Realizada com um propósito bem definido: subsídios para a pesquisa, saber se o tema já foi ou não objeto de outras pesquisas. o Ajuda a definir tema, problema, hipóteses. o Planejamento do estudo. o Cada obra tem seu momento e importância dentro da pesquisa. o Com a leitura se obtém informações para preencher, ampliar ou reduzir as seções previstas dentro do desenvolvimento da pesquisa.
Fichamento
o Documentação sistemática dos resultados da leitura. o Apontamentos. o Ideias retiradas dos autores que mantém relação com o problema da pesquisa. o Processo que facilita a escrita.
Como Resumir
o Estrutura base do texto: o Introdução (primeiro parágrafo) o Desenvolvimento o Conclusão (último parágrafo)
o Idéia principal
o Texto argumentativo o Tema – tese – argumentos
Comunicação do Conhecimento Científico
o Descreve o processo de pesquisa detalhadamente, para que outro pesquisador possa refazê-lo, se o desejar. o Escrita descritiva e argumentativa. o Bom uso das informações documentadas (fichamentos) – demonstrar conhecimento aprofundado do assunto. o Disposição coerente e